Bem-Vindas/os!

Este é o sítio de comunicação da I Semana de Ciências Sociais, que será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco, entre os dias 9 e 14 de abril de 2012, no Campus de Juazeiro, Bahia.

Nesta primeira edição, a Semana de Ciências Sociais trará como tema "As Ciências Sociais no Nordeste: um desafio" e contará com uma programação, na qual buscaremos refletir sobre as diversas contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política atuais.

Nosso intuito é debater questões que aludam à nossa realidade atual no Nordeste e a temas gerais importantes para as reflexões das Ciências Sociais. Será uma oportunidade de reunião de diversos pesquisadores, professores e estudantes das Ciências Sociais e mais um espaço de construção e de troca de conhecimentos que proporcionem força ao movimento de interiorização da Universidade e das Ciências Sociais no Brasil.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Programação dos GTs

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS:
GT 1: Substâncias Psicoativas: Cultura e Políticas (Luzania Barreto Rodrigues / Luciana Duccini) – Auditório 1 – 10/04 – às 15h00

Um olhar sobre a manutenção do uso de substâncias psicoativas: tecendo considerações a partir da conformação de novos agrupamentos no CAPSad/ Juazeiro (BA) (Bruna Santos Siqueira - UNIVASF)
 

Cirandando pelas margens do Centro de Juazeiro (Ivanessa de Souza Brito / Naiady Miranda Barros / Keith Emanuelle Matias Regis – UNIVASF)

Instituições de atenção à saúde de usuário de SPA em Petrolina-PE (Matheus Ricarte de Oliveira Souza – UNIVASF)

Adolescentes, socioeducação e drogas: primeiras impressões (Marcel Luis de Moraes Oliveira/José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF)

Os dilemas sociopolíticos da utilização da Cannabis Sativa: Um debate acerca da legalização e proibição (Sabrina Moraes / Lorena Sales / Patrícia Perreira / Taiane Almeida / Maiara Soledade – UFRB)

Perfil sócio-econômico e relacional dos membros da União do Vegetal no sul da Bahia (Roque Pinto / Rafael Pita – UESC)

“A UDV é meu hospital particular”: trajetórias terapêutico-religiosas de fiéis da União do Vegetal (Roque Pinto / Emanuel Luz – UESC)

"Da dependência da droga a dependência de Deus” (Iracema Souza de Jesus – UFBA)

Campo evangélico: Representações e práticas terapêuticas para usuários de SPA (Graziela Ferreira. S. Pinto – UNIVASF)

Deus, Diabo e o (des) mandamento: tratamento de usuário de drogas em uma instituição cristã (Dióghenes Pimenta / Suene Dantas / Pablo Campos – UNIVASF)

Comunidades Terapêuticas: o indeferimento da desinstitucionalização (Suene Dantas / Pablo Campos / Dióghenes Pimenta – UNIVASF)

GT 2: Variações da experiência religiosa (Delcides Marques / Eduardo Dullo) – Auditório 3 – 10/04 – às 15h00

A prática do Espiritismo e a sua visão sobre a vida social humana (Lara Felix de Souza – UNIVASF)

Ciranda dos Orixás: as experiências religiosas de crianças nos terreiros do Recife/PE (Ligia Barros Gama – UFPE / ISBA)
Catimbó na Encruzilhada das Raças: religião, psiquiatria, sociologia, raça e cultura no Recife dos anos 1930-1940 (Murilo de Avelar Alchorne – UFPE)

Cartografia social das casas de religião de matriz africana nos municípios de Juazeiro/BA (Carlos Alberto Batista dos Santos – UNEB / Carla Maria Dantas de Oliveira – IF-Sertão / Edivania Granja da Silva Oliveira – IF-Sertão / Maria Aparecida Barbosa dos Santos – FUNASA / Roberto Remígio Florêncio – UIESB / Roberto Oliveira – SEDUC)

GT 3: Modernidade, Ciências e suas Implicações Éticas (Alexandre Henrique dos Reis / Daniel Alves de Jesus) – Auditório 4 – 10/04 – às 15h00

A invenção dos criminosos em Juazeiro: entre a ciência e a moral (Daniel da Nóbrega Bessaria – UNEB)

Entre ser e dever ser: a noção de crise da ética no mundo contemporâneo e a resposta da tradição filosófica (Alexandre Henrique dos Reis – UNIVASF)

Pacto de sangue: das associações sanguíneas e de suas regras de circulação (Daniel Alves de Jesus – UNIVASF)

GT 4: Antropologia, sociologia, etnografia e culturas escolares (Eliana de Barros Monteiro) – Auditório 1 – 12/04 – às 15h00

Autonomia para além da reprodução dos valores urbanos no campo: pensando as juventudes rurais e os processos educacionais (Elisson Alexandre Ferreira César – UNIVASF)

A etnografia para pensar a temática indígena em culturas escolares do sertão de Pernambuco: identificando discursos na interculturalidade? (Eliana B. Monteiro – UNIVASF)

A importância do movimento social na construção da cidadania (Geisa Lília Castro de Oliveira – UNIVASF)

Educação quilombola e a diversidade nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE (Rosileide de Souza Santos – UNIVASF)

GT 5: Cultura política, instituições políticas e políticas públicas (Marcelo Henrique Pereira dos Santos) – Auditório 3 – 12/04 – às 15h00

A Codevasf e o Projeto de Irrigação do Salitre: desempenho institucional e cultura cívica (Eugênio Carlos Brito / Paulo Oliveira / Marcelo Henrique Pereira dos Santos – UNIVASF)

A necessidade de Políticas Públicas de Capacitação em Educação Ambiental em escolas públicas de Juazeiro-BA (Raissa Minelle da Silva Brandão / Anderson Vieira Santos / Cícero Harisson Souza / Daniela Oliveira / Paulo Roberto Ramos – UNIVASF)

Ambivalências da globalização e o caso da agricultura no submédio do São Francisco (Celso Sales Franca – FACAPE)

Avaliação da Política de Educação Ambiental: Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental I e II no Município de Juazeiro-BA (Anderson Vieira Santos / Raissa Minelle da Silva Brandão / Paulo Roberto Ramos / Cícero Harisson Souza / Daniela Oliveira – UNIVASF)

Ciclos Eleitorais na Democracia Brasileira (Camila Alves Bastos – UFPE)

Dificuldades na implantação da educação ambiental como política pública no Vale do São Francisco (Daniela dos S. Oliveira / Cícero Harisson Souza / Anderson V. Santos / Raíssa Minelli Brandão / Paulo Roberto Ramos – UNIVASF)

Estado, juventude e políticas públicas (Martinez Santos Martins / Nilson Weisheimer – UFRB)

Geração de renda na comunidade de pescadores de Casa Nova/BA a partir da industrialização do pescado (Fernando Santos Costa / Rogério Manoel Lemes de Campos / José Fernando Bibiano Melo – UNIVASF)

Introdução a Teoria do Estado Transparente, uma proposta de ciberdemocracia (Amanda Lima / Juliano Ferreira – UNEB)

O fenômeno populista na formação da cultura política brasileira. Ascensão ou manipulação da classe trabalhadora? (Laís Emanuele Freitas de Morais – UNIVASF)

O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro-BA (Tainã Aynoã dos Santos Barros / Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira – UNIVASF)

O uso de tecnologia na industrialização do pescado para geração de renda na comunidade de pescadores de Sobradinho/BA (Fernando Santos Costa / Rogério Manoel Lemes de Campos / José Fernando Bibiano Melo – UNIVASF)

O uso do Twitter nas Eleições de 2010 (Nilzete da Silva Brito – UNEB)

Processos sociais e educativos para a erradicação do trabalho infantil no Vale do São Francisco (Antonielson Cardoso Menezes – UNIVASF)

GT 6: As licenciaturas no mundo contemporâneo: Teorias, pesquisas e práticas (Ednaldo Ferreira Torres) – Auditório 4 – 12/04 – às 15h00
 O novo desafio do ensino de Sociologia (João Sotero do Vale Júnior - UNIVASF)

Educação: pilar de sustentação para o desenvolvimento humano (Vania Conceição Rocha (autora); Amanda Reis Argolo de Almeida (co-aoutora) - Secretaria Municipal de Ibiquera - BA)

Arte silenciada: a fala ausente na educação do campo - (Emmanuela Lins - UNIVASF)

Sexualidade e sociedade no século XXI: implicações sociológicas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães/Juazeiro-BA (Hailton Mendes dos Santos Júnior - UNIVASF)
A prática da observação como problematização do ensino - (Janda Iara Nunes da Silva; Martha Malaquias da Silva - UNIVASF)
Práticas emergentes no ensino das artes visuais - (Ítalo Oliveira - UNIVASF)



GT 7: Novas ruralidades e agricultura familiar (Denes Dantas Vieira / Ghislaine Duque) –  Auditório 1 – 13/04 – às 15h00

As Novas e Múltiplas Faces do Rural: Uma Abordagem Possível? (Jean Pinheiro Moreira – UNIVASF)

A violência que ceifa vidas: o camponês almeja justiça para trabalhar e colher os frutos da terra em que se plantando tudo dá (Claudia da Silva Feitoza – UNIVASF)

O discurso de “desenvolvimento” como forma de controle social - uma análise da realidade do Vale do São Francisco (Leandro Cavalcanti Reis – UPE / Raimunda Áurea Dias de Sousa – UPE / Ronilson Barboza de Sousa – UFS / Pedro Paulo de Lavor Nunes – UFS)

O conhecimento: um caminho seguro para o desenvolvimento dos jovens trabalhadores rurais (Eliane da Silva Ferreira – UNIVASF)

A ação antrópica e suas implicações na cobertura vegetal da comunidade rural de Paredão/BA: estudo comparativo de áreas intactas e degradadas (Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco – IF Sertão-PE)

Educação do Campo e Movimentos Sociais: um estudo sobre a importância da Organização Não Governamental IRPAA na disseminação da Educação Contextualizada no Semiárido baiano (Andrews Rafael – UFCG)

A fuga em massa, o medo de balas e navalhas, acelerou o êxodo rural e aumentou o inchaço urbano no Brasil contemporâneo (Francisco Gilvan Bezerra dos Santos – UNIVASF)

Programa de aquisição de alimentos: estudo de caso da modalidade compra antecipada com doação simultânea (fome zero) na piscicultura do lago de Sobradinho (Gilmar Aparecido Viana do Nascimento – UNIVASF)

Educação no Campo e Movimentos Sociais: qual a relação? (Lorena Camila Bispo dos Santos – UNIVASF)

GT 8: Desigualdades em matizes: educação, trabalho e cultura (José Fernando Souto Junior / Paula Galrão) – Auditório 3 – 13/04 – às 15h00

A realidade do trabalhador do campo e da cidade e o discurso do desenvolvimento (Flávia Jane Pessimilio Vieira)

Ciência e desigualdade em três tempos: o caso de São Francisco do Conde-BA (1875-1911) (Nilton de Almeida Araújo – UNIVASF)

Proposta do proeja no IF Sertão-PE: notas sobre desigualdades sociais, função reparadora e exclusão educacional no ensino médio profissionalizante de jovens e adultos trabalhadores (Márcia Araújo Ribeiro Lima)

Ação dos sindicatos dos trabalhadores rurais no Vale do São Francisco: construção da luta e o processo de entender-se enquanto classe trabalhadora (Guilherme José Mota Silva – UNIVASF)

Serviço doméstico remunerado na contramão do trabalho decente (Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira / Eduardo Neves Rocha de Brito / Tainã Aynoã Barros – UNIVASF)

Trabalho Doméstico Infantil e Relações de Gênero: Um Olhar Mais Amplo (Claudia Veronese)

EMBRAPA/SEMIÁRIDO E FAMESF (1970 – 1990): desenvolvimento, desigualdade e modernização científica agrícola no Submédio São Francisco (Débora de Seixas Leão Brito)

O desenvolvimento da fruticultura irrigada no Submédio São Francisco (Guilherme Ernesto de Andrade Neto)

A Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco FAMESF(1960 -1983) e relações de gênero dentro da Agronomia (Laís Emanuele Freitas de Morais) - Pôster

GT 9: Primeiras experiências em etnografia (José Hermógenes Moura da Costa) – Auditório 4 – 13/04 – às 9h00

“Entre o batuque da lata e a roda da saia”: Ensaio etnográfico das histórias contadas em roda de conversa sobre o Samba de Lata na comunidade de Tijuaçu-BA (Camilla de Almeida Silva – UNIVASF)

Etnografando o Bloco da Saudade (Carla Maria Dantas de Oliveira – IF Sertão / José Elson Carvalho Lira – UEPB)

Fotoetnografia: Juazeiro (BA) – acervo histórico fotográfico (Cícero Harisson Souza – UNIVASF)

Da escolha à fabricação: uma etnografia sobre a produção de carranca (Daiane Marques – USP)

“Feito com as mãos”: etnografia do manual e das práticas do Jogo de Poker (Eduardo Neves Rocha de Brito – UNIVASF)

Além do preço: análise dos usos sociais que garotas de programa fazem dos seus corpos nas interações com clientes e na vida privada (Guilherme José Mota Silva – UNIVASF)

Etnografia sobre o Espiritismo (Lara Felix de Souza – UNIVASF)

O encontro etnográfico: relações de poder, dilemas metodológicos e escritura (Lorenzo Grimaldi – UFPE)

Adolescentes, socioeducação e drogas: primeiras impressões (Marcel Luis de Moraes Oliveira / José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF)

O jogo de futebol na Praça Santiago Maior (Rodrigo Gomes Wanderley – UNIVASF)

Minha primeira experiência etnográfica: em um estudo de caso no colégio público da zona rural em Valente-BA (Sabrina Silva Moraes / Wilson Penteado – UFRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário